
Yoga Feminina
Yoga Para todas as fases da mulher
Yoga Feminina nasceu da vontade de trazer elementos e referências de corpos femininos para a prática do Yoga, complementando a linearidade e disciplina dessa prática com movimentos mais redondos, intuitivos e somáticos.
A prática de yoga oferece bem-estar, vitalidade e autocuidado no dia a dia da mulher. Com respeito à natureza feminina, seus ciclos e sua fisiologia. A prática une elementos do yoga, da eutonia, da dança, além de outras abordagens somáticas como a Eutonia e o BMM (Body Mind Moviment).
Yoga para o Parto
Desde do parto natural da sua segunda filha, Roberta escolheu dedicar seus estudos e foco de trabalho em atender mulheres durante a gestação e puerpério.
A prática do Yoga durante a gestação facilita a mulher a tomar consciência do corpo grávido, ameniza os desafios da gestação, desperta o entendimento do canal de parto e cria intimidade com o próprio corpo para facilitar o trabalho de parto.
Essa prática conduz a mulher para autonomia a partir da consciência corporal, reconhecimento e aceitação da sua própria força. Fortalece e traz consciência do assoalho pélvico; ameniza os desconfortos na gestação como na coluna lombar e nervo ciático; amplia a respiração, diminuindo a ansiedade. Além de abrir um espaço de silêncio e contato com o bebê, ampliando a consciência do significado de gerar uma vida dentro de si.
Quando começar?
Com liberação médica e quando a mulher se sentir disposta.
No primeiro trimestre, a prática é mais suave, focada na respiração, consciência corporal, alongamentos e contato com o bebê.
No segundo trimestre, em geral a mulher já está se sentindo mais disposta e com mais energia para praticar, então o foco da prática passa a ser o fortalecimento muscular das pernas, períneo e assoalho pélvico, reconhecimento do canal de parto, contato com o bebê e aceitação do corpo em transformação.
Durante o terceiro trimestre, a gestante vai mergulhar no contato com o bebê, na consciência da sua pélvis e suas possibilidades de movimento. O foco da prática passa a ser a entrega do corpo da mulher para a gravidez e confiança na sua capacidade de parir. A partir da 36ª semana, o trabalho é complementado com a presença do(a) companheiro(a): com até quatro aulas com o objetivo de facilitar a transição de casal para pais, apresentar um pequeno repertório de posturas, toques e massagem para o(a) companheiro(a) poder auxiliar a gestante no trabalho de parto e principalmente sintonizar o casal para esse momento.
Na reta final da gravidez,o acompanhamento junto à mulher passa a ser com thai massagem, abhyanga e eutonia para facilitar a entrega para o parto, diminuir os desconfortos do corpo e abrir espaço para facilitar a chegada do bebê.




Projetos

Yoga nas
Escolas
O Yoga é uma ferramenta maravilhosa para trabalhar a atenção, disciplina e consciência corporal nas crianças do Fundamental I e II. Foco, relaxamento e memória nos jovens do Ensino Médio. Práticas Restaurativas, descanso e meditação para os educadores.

Yoga Corporativo
O Yoga é uma ferramenta eficiente que reduz o estresse e aumenta a capacidade de concentração, vitalidade e desempenho dos colaboradores dentro das empresas. A prática pode acontecer no meio da jornada de trabalho para aliviar as tensões mais urgentes, tendo a característica de um respiro no meio do dia. Ou ainda as aulas podem acontecer em grupo para iniciar ou finalizar a jornada de trabalho.

Kala
Um caminho de cuidado e contorno para as mulheres durante a gestação e o puerpério, oferecendo suporte físico e emocional, através da nutrição, ayurveda, yoga e eutonia. Criado pela Fernanda Mariz, nutricionista e terapeuta ayurveda e pela Roberta Leles, professora de yoga, terapeuta ayurveda e eutonista.









